Pizzaria Tradissa

capa-pizza-marguerita-pizzaria-nobre

Desvendando sabores: Você conhece a história da Pizza Marguerita?

Você sabia que a pizza de Marguerita possui uma história bem bacana para o seu surgimento?

Pizza é um assunto que deixa todo mundo com água na boca, ninguém pode negar. Hoje vamos falar um pouco sobre a pizza marguerita que nasceu na Itália, mas hoje conta com diversas adaptações mundo afora.

 

Seu nascimento

Essa pode parecer mais uma pizza que surgiu apenas da combinação de ingredientes aleatórios, mas, a verdade é que o recheio, e até mesmo o nome, foram escolhidos com muito cuidado.

A história conta que em 1889 o rei Umberto I e a rainha Margherita de Savóia estavam fazendo uma viagem a Nápoles, na Itália. Eles já tinham ouvido falar das deliciosas pizzas feitas na cidade e resolveram provar essa delícia.

 

O pizzaiolo Raffaele Esposito foi escolhido para preparar esse prato para realeza e sabia que não poderia decepcionar. Ele pensou em selecionar os melhores ingredientes e ter um diferencial.

Decidiu cobrir a massa com ingredientes frescos e incluiu tomates, queijo e manjericão. A escolha não foi aleatória, ele queria representar, visualmente, as cores da bandeira da Itália. Para completar e fazer uma homenagem, deu o nome da rainha para a pizza, que passou a se chamar marguerita.

O rei e a rainha adoraram a mistura de sabores, ela virou um sucesso, começou a ser pedida cada vez mais e a receita se espalhou pelo mundo todo.

O seu preparo é lei na Itália

Parlamentares italianos examinam um detalhado projeto de lei que estabelece regras para proteger a verdadeira pizza napolitana.
O projeto de lei decreta que o diâmetro da pizza não pode superar os 35 centímetros. O centro da pizza não deve superar a 3 milímetros de espessura e a borda não pode passar de 2 centímetros. A lei até especifica quais os tipos de farinha, sal, fermento e tomates que podem ser usados.

Destaque para a pizza de Margarita, que não pode ser coberta com qualquer tipo de muçarela, deve-se utilizar uma especial, produzida nos montes Apeninos. A lei ainda estabelece que as massas devem ser preparadas a mão. Uma frase, retirada do texto determina como deve ser a verdadeira pizza: “Em linhas gerais, ela – a pizza – deve ser suave, elástica e fácil de ser dobrada pela metade, para formar um pequeno livro”. Se os restaurantes que seguirem as especificações poderão identificar suas pizzas com o STG – o selo de Especialidade Tradicional Garantida. O intuito dessas cláusulas recheadas de detalhes é proteger uma das especialidades da Itália e manter o padrão dessa iguaria.

O seu preparo mundo afora

Itália a parte, foi dito que a receita original sofreu variações e isso pode ser percebido tanto na massa como no recheio. Existem as opções de massa que lembram a tradicional, com ela fina e crocante. Porém, é possível encontrar uma massa mais fofinha e grossa.

O recheio também nem sempre é feito com ingredientes frescos. Em algumas localidades não se usa o tomate e sim o molho de tomate. Há também quem misture o molho de tomate com os tomates frescos.

O queijo original usado é a muçarela, mas, em algumas versões é substituído pelo de búfala. O manjericão pode ser o único tempero usado, como pode vir acompanhado de orégano. Ou simplesmente ser esquecido e substituído totalmente pelo orégano.

A pizza marguerita da Nobre

Temos certeza que esse post despertou não só a sua fome, mas também a sua curiosidade caso ainda não tenha experimentado esse sabor ou ainda não conheça a  marguerita da Nobre.

Aqui nós preparamos essa maravilha com muçarela, manjericão, tomate e parmesão. É deliciosa, saborosa e rica em vitaminas!

Bateu a fome? Peça Pizzaria Nobre

Nada mais normal do que ficar com vontade de pizza depois de saber essas curiosidades.

Baixando o nosso app, você ganha desconto para não passar vontade. Você também pode pedir pelo nosso site através do balão do whatsapp. Confira a unidade mais próxima e peça agora!

Compartilhe esse post:

×

Olá!

Clique abaixo  para ser atendido por Whatsapp.

× Chame a gente aqui!